pt
EN
EVERYBODY IS CREATIVE,

but in organisations some just don’t know
how to activate their potential.

HOW WE SHAKE

Com métodos fundamentados em investigação científica, criamos propostas de desenvolvimento do pensamento criativo para grupos de trabalho. Selecionamos e desenvolvemos métodos e técnicas que incentivam e suportam a implementação do pensamento criativo individual, coletivo e organizacional.

Consultoria
Gestão de Criatividade ver mais
Image
Gestão de Criatividade
ver mais

A MINDSHAKE oferece consultoria especializada na promoção e gestão da criatividade e do pensamento criativo nas organizações e centra os seus serviços nas seguintes áreas de intervenção:

Sensibilização para as vantagens e os benefícios da criatividade nas organizações;

Promoção de uma cultura empresarial que incentive atitudes criativas e colaborativas, e a geração de ideias originais propícias à inovação;

Conceção de programas e atividades à medida, para o desenvolvimento da criatividade nas organizações;

Análise dos processos criativos de equipas de trabalho e proposta de melhoria.

A metodologia aplicada na consultoria é participativa e centrada na realidade e necessidades de cada empresa.

Geração de Conceitos ver mais
Image
Geração de Conceitos
ver mais

No âmbito da consultoria, a MINDSHAKE oferece apoio profissional na criação de novos conceitos para produtos e serviços. Para essa finalidade conta com uma equipa de pensadores criativos variada: designers, artistas, físicos, engenheiros, sociólogos, etc., sendo a composição da equipa dependente do perfil do projeto e da empresa.

Coaching ver mais
Image
Coaching
ver mais

No âmbito da melhoria dos processos criativos nas organizações, a MINDSHAKE fornece um serviço de facilitação de processos criativos em grupo, que inclui o ensino de técnicas específicas, garantindo o desenvolvimento da capacidade de as aplicar de forma autónoma e flexível.

Formação
Palestras ver mais
Image
Palestras
ver mais

A equipa da MINDSHAKE é regularmente convidada para falar em conferências sobre temáticas relacionadas com Criatividade, Inovação, Design, Design Thinking e Empreendedorismo. Estes são alguns dos temas já apresentados:

Bem vindos à CRIATIVidade.

Fatores importantes para a Criatividade: o modelo M.O.T.I.V.A.Ç.Ã.O.

O processo criativo: mecanismo, etapas e modelos explicativos e operativos.

Aptidões do pensamento criativo | Pensar para inovar.

Técnicas do pensamento criativo.

Criatividade coletiva.

Introdução ao Design Thinking.

Design Thinking com o modelo Evolution 6².

Service Design Thinking.

Confiança Criativa.

Workshops ver mais
Image
Workshops
ver mais

Para nós, cada contexto de formação é único. Assim, a equipa MINDSHAKE desenvolve workshops específicos e adaptados a cada situação e necessidade (institucional e empresarial).

A MINDSHAKE tem realizado diferentes modelos de workshops que se diferenciam pela duração (entre 1 dia e 3 meses), pela intensidade das sessões (de 3 a 8 horas por dia) e pela questão central do universo criativo em que se focam.

Alguns temas já realizados: Processos Criativos, Mapas Mentais, Design Thinking, Geração de Ideias em Grupo, Técnicas de Pensamento Criativo, Ginástica em Pensamento Criativo, Food Design Thinking, Laboratório de Ideias, Escrita Criativa…

ver mais

Em todos os workshops utiliza-se uma metodologia ativa, participativa e centrada em casos práticos, para facilitar a assimilação do novo conhecimento. Normalmente, cada workshop inicia-se com uma introdução teórica em que são apresentados os conceitos fundamentais da formação/ação. Na parte prática, o grupo é incentivado a participar ativamente nos exercícios propostos, a experimentar as habilidades do pensamento criativo e a aplicar de uma forma flexível as técnicas apresentadas. Os workshops acabam com momentos de reflexão em que o novo conhecimento é consciencializado e discutido.

Todos os workshops da MINDSHAKE caracterizam-se por 4 elementos chave:

  1. Grupos pequenos, entre 5 e 15 participantes;
  2. Grupos hierarquicamente equivalentes para garantir o bem-estar no grupo;
  3. Espaços física e esteticamente estimulantes;
  4. Salas amplas e espaços vazios nas paredes, para possibilitar a visualização de ideias.
Masterclass ver mais
Image
Masterclass
ver mais

Desde 2013, formadores da Mindshake realizam Masterclasses em Design Thinking em diversos pontos do mundo: Laurea University em Helsinki, Humboldt University Berlin, Fatih University em Istanbul, British Higher School of Art and Design, Moscovo, Universidade do Porto, Universidade de Aveiro, etc.

Curso para facilitadores ver mais
Image
Curso para facilitadores
ver mais

Ainda em desenvolvimento está um curso de Facilitação da Criatividade, destinado a profissionais que queiram adquirir competências teórico/ práticas para gerir a criatividade nas suas organizações, e facilitar processos de Creative Problem Solving.
Estamos à procura de parceiros institucionais para este projeto.

Eventos
Públicos ver mais
Image
Públicos
ver mais
Play Button Pause Button

Julho 2011 1ª edição do Mindshake, no Palácio das Artes no Porto.

Junho 2012 Mindshake on Stage, na Alfândega do Porto no âmbito da Oportoshow 2012.

Novembro 2012 Mindshake Olivia, no Museu da Chapelaria em S.João da Madeira.

Junho 2013 Mindshake Social, no âmbito do Mosaico Social em Santa Maria da Feira.

InCompany ver mais
Image
InCompany
ver mais

Criamos eventos à medida e em resposta às necessidades identificadas em cada empresa. São eventos que estimulam o pensamento criativo de equipas e incentivam a inovação.
Exemplos de eventos InCompany são:

O Innovation Day, realizado na ROCHE em junho de 2014, fez parte de um programa de ação em Processos Criativos e Design Thinking. Surgiu como resposta à necessidade que a empresa identificou de promover atitudes mais criativas em todos os quadros da empresa. Para atingir esse objetivo, realizaram-se diversas atividades: uma dirigida a um grupo alargado da ROCHE Portugal, e duas restringidas a dois grupos escolhidos, o primeiro de 30 managers, e o segundo de 10 agentes de inovação. Por um lado, as atividades realizadas para o grupo alargado pretenderam sensibilizar para uma cultura propícia à criatividade e inovação; por outro lado, as atividades para os managers e os agentes I, contribuíram para o desenvolvimento de um processo estruturado de inovação na ROCHE Portugal.
No Dia da Inovação realizaram-se 7 workshops em paralelo, nomeadamente: 1. Pensar com fluidez, 2. Pensar com flexibilidade, 3. Pensar em bissociações, 4. Pensar em imagens, 5. Pensar em narrativas, 6. Pensar em extremos e 7. Pensar em analogias. Um dos participantes escreveu na avaliação do Innovation Day: “Gostava de ver mini-mindshakes regulares na empresa por forma a "manter vivo" o mindset de inovação.”

O Creativity Day realizou-se, em Janeiro 2013 no CCB Lisboa, no âmbito dos encontros anuais dos colaboradores da Deloitte Portuguesa. Numa palestra interativa e introdutória, em que o evento foi contextualizado, realizaram-se curtos exercícios de pensamento criativo. Seguiram-se 5 workshops em paralelo repetidos ao longo do dia. Desta forma, todos os colaboradores da Deloitte participaram em todos os workshops. Os workshops basearam-se nas seguintes técnicas da criatividade: Brainstorming e variantes, Mapa Mental, Analogias, Storytelling e Storyboarding.
Ao fim da tarde tiveram lugar os Creative Deloitte Talks inspirados nos TED Talks. Cada um dos 3 oradores convidados (Leonel Moura, Cristina Sampaio, António Paraíso) teve 15 minutos para o seu Talk, e no fim a audiência teve tempo para colocar questões específicas. O Creativity Day acabou com música ao vivo.

Por ano, a SONAE realiza 1 a 2 dias em que dá as boas vindas aos novos colaboradores da empresa. Em Março 2015 o Onboarding Day convidou a equipa da Mindshake a realizar um workshop de Design Thinking para os 150 novos colaboradores. Além do teambuilding e do divertimento, os objetivos desta ação eram a sensibilização para a importância do Design Thinking nos processos de inovação da empresa e a compreensão do pensamento criativo aplicado aos projetos. Foi introduzido o modelo de Design Thinking da Mindshake, EVOLUTION 6², que serviu de guião para todo o processo da aplicação das técnicas de DT. Todos os grupos de trabalho foram acompanhados por dois facilitadores.

Play Button Pause Button
InHouse ver mais
Image
InHouse
ver mais

Acolhemos eventos já existentes, como os Creative Mornings ou Service Design Drinks.

Temos no nosso programa um evento-jantar de Escrita Criativa para grupos de um máximo de 11 pessoas.

Disponibilizamos os espaços da Mindshake House para reuniões

  • com facilitadores
  • com dinâmicas diferentes
  • com experiências gastronómicas

Na Mindshake vemos o Design Thinking como um mindset que ajuda a pensar diferentemente, com fluidez, flexibilidade e empatia.

Image
Explore Design Thinking
Image
Imageneered by Surreal